FRATERNIDADE UMBANDISTA ESOTÉRICA

"Portal da Luz"

 
Confira nossa proposta de curso...
 
Dias de Atendimento
 
Cronograma das Atividades Espirituais
 

 

Nossa Teologia de Umbanda Esotérica
 
Batizados
 
Casamentos
 
Livro de Visitas
 
 
 

 Você é nosso visitante n.º

 

 

 
Teologia de Umbanda Esotérica
 

         

 

 

Nossa Teologia de

Umbanda Esotérica

 

       

A Umbanda reuni as tradições da cultura oral africana, da cultura oral indígena brasileira, do Catolicismo Popular, do Kardecismo e no caso da FRATERNIDADE UMBANDISTA ESOTÉRICA “Portal da Luz”, temos como fontes outras tradições como o Rosacrucianismo (Antiquus Mysticusque Ordo Rosæ Crucis - Harvey Spencer Lewis), Sociedade Teosofica (Helena Blavatsky - Elena Petrovna Blavatskaya), Eliphas Lévi (Alphonse Louis Constant), Annie Besant (Annie Wood Besant), Dion Fortune (Violet Mary Firth Evans), Golden Dawn (Ordem Hermética da Aurora Dourada) e outros.

Esoterismo é o nome genérico que designa um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscam desvendar um sentido oculto.

O esoterismo é o termo para as doutrinas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser "vulgarizados", sendo comunicados a um restrito número de discípulos escolhidos.

Aquela que é considerada a criadora da moderna Teosofia, Mme. Blavatsky, dizia que o termo "esotérico" refere-se ao que está "dentro", em oposição ao que está "fora" e que é designado como "exotérico". Aponta o significado verdadeiro da doutrina, sua essência, em oposição ao exotérico que é a "vestimenta" da doutrina, sua "decoração". Também segundo ela, todas as religiões e filosofias concordam em sua essência, diferindo apenas na "vestimenta", pois todas foram inspiradas no que ela chamou de "Religião-Verdade".

Um sentido popular do termo é de afirmação ou conhecimento enigmático e impenetrável.

Hoje em dia o termo é mais ligado ao misticismo, ou seja, à busca de verdades e leis últimas que regem todo o universo, porém ligando ao mesmo tempo o natural com o sobrenatural.

Há doutrinas, nomeadamente as espiritualistas, que são também chamadas esotéricas.

No caso da FRATERNIDADE UMBANDISTA ESOTÉRICA “Portal da Luz”, o Esoterismo entra como uma fonte de conhecimento que leva a Umbanda praticada em seu templo, como uma adaptação e reinterpretação dos rituais às origens primevas, isto é, as antigas religiões ancestrais.

Como a Umbanda é uma religião com forte apego a natureza, aos sitios naturais, a adaptação de sua teogonia a antigas práticas ancestrais, resulta em um nível e uma qualidade de energias de gênese.

Portanto a busca de conhecimentos esotéricos envolvendo desde a Cabala, a Numerologia, a Astrologia e a Alquimia, bem como a utilização de rituais e símbolos das antigas religiões leva a um intercâmbio metafísico de excelentes resultados energéticos.

A própria estrutura do culto resulta em um estudo esotérico (restrito aos iniciados) e exotérico (o que aparece alegoricamente), como já ocorre nos Cultos de Nação de tradição Afro-brasileira.

 

 

   Boas Vindas     Nossa Filosofia     O que é Umbanda?      Orixás de Umbanda     Contato

 


 

Rua Constantinopla, 261/A - Parque Recreio

Contagem - Minas Gerais - Brasil

e-mail: portaldaluz@portaldaluz.org